
80% do tempo de resposta do servidor é gasto no carregamento do seu site, sendo grande parte ocupada com o download de todos os componentes da página em questão, como imagens, folhas de estilo, scripts, flash etc.
A chave para produzir páginas mais rápidas é reduzir o número destes componentes, em benefício da diminuição de requisições HTTP necessárias para carregá-la. E realizar este processo é extremamente pontual, pois o Google anunciou recentemente que o tempo de carregamento de um site passará a ser um fator de rankeamento nos resultados de buscas orgânicas, afinal nenhum usuário gosta de acessar uma página que demora para ser visualizada por completo.
Uma maneira de reduzir o número de componentes em uma página é simplificar o seu design. Mas você poderá estar se perguntando: “Existe uma maneira de construir um site rico em conteúdo e ao mesmo tempo diminuindo o tempo de resposta do servidor?”. Eis algumas técnicas para reduzir o número de requisições HTTP, e ainda sim desenvolver páginas ricas em conteúdo e design.
Compilação de arquivos
Compilar todos os seus scripts em um único script, bem como combinar todos os seus CSS em uma única folha de estilo são uma maneira de reduzir o número de requisições HTTP. Esta tarefa pode ser extremamente desafiadora quando os scripts e folhas de estilo variam de acordo com cada página, mas ao conseguir realizar isto você irá melhorar o tempo de resposta.
A utilização de CSS Sprites é a técnica preferida para reduzir o número de requisições de imagens. Combine todas as suas imagens de background em uma única imagem, utilizando as propriedades de CSS “background-image” e “background-position” para mostrar a imagem desejada em cada página.
Utilizar Image Maps possibilita a combinação de múltiplas imagens em uma única. O tamanho total será praticamente o mesmo, mas o número de requisições HTTP para carregar as imagens será reduzindo, otimizando o tempo de resposta. Lembrando que a utilização de image maps só funciona se as imagens são contínuas nas páginas, como uma barra de navegação. Definir as coordenadas dos image maps é uma tarefa tediosa e propensa a erros. Além disso, utilizar esta técnica para a navegação não é muito acessível, portanto não é recomendado. Tome cuidado!
Inline Images utilizam data : URL scheme para inserir os dados da imagem em uma página. Isso pode aumentar o tamanho do seu documento HTML. Combinando Inline Imaged com sua folha de estilos (cacheada) é uma maneira de reduzir as requisições e evitar que suas páginas tenham um tamanho maior.Esta técnica ainda não é suportada por boa parte dos browsers.
Reduzindo o número de requisições HTTP na sua página é a mais importante regra para otimizar a sua performance perante os visitantes, pois cerca de 40% a 60% dos visitantes diários do seu site ainda não possuem cache das suas páginas. Portanto, fazê-las serem carregadas mais rápido é a melhor maneira para otimizar a experiência do usuário.
Fonte: Yahoo Developer Network.
0 Responses
Postar um comentário